Bem vindos

Psicanálise & Educação

Andrea Costa
Contatos:
fone: 2949 1194/ 8708 0788

Consultório I
Pça. Lourenço de Bellis,80 - Vila Sabrina
Academia Danubio Azul

Consultório II
Av.Dummont Villares, 1859 Sl.2
Metro Parada Inglesa





quinta-feira, 5 de agosto de 2010

domingo, 1 de agosto de 2010

Análise do filme Freud Alem da alma

Uma das grandes virtudes do filme foi a de inter-relacionar a vida pessoal de Freud com as suas descobertas. O conceito de complexo de Édipo foi extraído da obra "Édipo rei", de Sófocles, que ele Freud conhecia desde a sua infância. Sim, isso é verdadeiro. Porém, não fosse o amor que ele nutriu pela mãe, e o desejo de matar o seu pai para poder usufruir com exclusividade do carinho materno, baseou-se fundamentalmente na sua própria infância.

A viagem de Freud a Paris, onde foi estudar durante algumas semanas na Salpetrière, sob o comando de Jean-Martin Charcot (Fernand Ledoux), que era o maior estudioso da histeria à época, foi determinante para a descoberta da psicanálise. Charcot demonstrou que a histeria não era fruto de bruxaria, mas sim que era de origem psíquica. Ao regressar a Viena, Freud uniu-se ao clínico geral Breuer, também um apreciador da hipnose e compartilharam pacientes e teorias. Quando Breuer (Larry Parks) pede a ajuda de Freud no tratamento da paciente Cecily (Susannah York), uma histérica que melhorava temporariamente quando era hipnotizada, mal sabia o clínico vienense que ele estaria auxiliando o seu colega a descobrir um dos conceitos mais importantes da psicanálise, a associação livre de idéias.

Freud se apercebeu que para se alcançar o inconsciente não era mais obrigatório que o paciente fosse hipnotizado. Mais tarde, Freud elaborou a teoria das neuroses, cuja origem está na sexualidade infantil. Breuer discorda dessa concepção teórica e deixa os estudos sobre a histeria de lado. Como o pai da psicanálise dizia: "chega uma hora que se deve renunciar a todos os pais e ficar de pé sozinho".

O fato de não ter medo de romper com o passado, não ter medo de opiniões divergentes da sua, bem como seu alto grau de obstinação, foram fundamentais para que Freud iluminasse o inconsciente e o seu funcionamento.

fonte: Fundação Lusiadas

Montgomery clift trumpet



Apesar de triste muito belo -  "O toque do silencio".

Freud Alem da Alma

O Ator Montegomey Clift interpretou Freud no filme "Freud alem da alma".
Considerado um grande ator infelizmente morreu jovem aos 45 anos, devido o uso de drogas e alcool.
Veja:
http://melhoresfilmes.com.br/atores/montgomery-clift.
http://www.adorocinema.com/busca/?criteria=montgomey+clift

Alguns dizem que ele cometeu o suicidio mais lento da histoira do cinema.
Abaixo o ator -
A primeira imagem em 1962 e a segunda em 1957.