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Psicanálise & Educação

Andrea Costa
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terça-feira, 17 de agosto de 2010

DISCIPLINA, um ato de amor

DISCIPLINA UM ATO DE AMOR.
(Andrea Costa – Psicanalista)

“O ambiente sócio-moral é toda a rede de relações interpessoais em uma sala de aula. Essas relações permeiam todos os aspectos das experiências da criança na escola”. (Rheta de Vries - Etica na educação infantil)
"O desenvolvimento moral das crianças depende da ação dos adultos, dos pais e dos professores na escola.”(Segundo Yves de La Taille )
Segundo o dicionário Aurélio a palavra disciplina tem vários significados: “1. regime de ordem imposta ou mesmo consentida. 2. ordem que convém ao bom funcionamento de uma organização. 3. relações de subordinação do aluno ao mestre. 4. submissão a um regulamento. 5. qualquer ramo do conhecimento. 6. matéria de ensino”.
Nos dias atuais vemos crianças sem limites, desrespeitando os pais e assim, desrespeitando os educadors e os colegas.
Por que é tão difícil dar limites?
Qual a linha entre o limite e a imposição?
Por que é tão difícil nos fazer entender?
Talvez porque estejamos tentando de maneira errada ...
Sabemos que o ato de educar é muito complexo, com certeza haverá erros, entretanto haverá muitos acertos, é um “caminho” que será seguido pela criança e pelo educador, e não é feito numa linha reta, sem atropelos ou dificuldades,

...Disciplina, um ato de amor

portanto é importante as alternativas em busca das soluções mais adequadas e dos melhores resultados em acordo com a situação.

A “FORMAÇÃO” PSÍQUICA DA CRIANÇA.

O ID , o Ego e o Super  Ego
ID – Inconsciente
EGO – Eu ou Relacionamento (mundo exterior)
SUPER EGO – Super Eu ou a consciência

Caráter

Caráter a sua formação depende das relações familiares e sociais. O caráter realiza-se nas condições de incorporação da personalidade em diversos grupos sociais. Nossas qualidades e defeitos são inerentes ao nosso caráter.
Personalidade
 A personalidade necessita duma característica especial capaz de descrever qualidades de um indivíduo.

Temperamento
As manifestações do temperamento do homem trazem em si o marco das influencia das normas e das exigência socais mas cada pessoa possui o seu próprio tipo de temperamento ou propriedade do sistema nervosa que constituem a sua base.  (Fonte : Lucena Kueno P.S. Mangúidi)
Tanto o caráter, a personalidade quanto o temperamento estão implicitados na formação e no desenvolvimento infantil, sabemos que tais fundamentos acontecem a partir do meio no qual a criança está inserido.
O primeiro contato que a criança tem com o mundo é a mãe, em posterior o pai.Formando a triangulação originária segundo a psicanálise (criança, mãe e pai).

AGRESSSIVIDADE
Um fato que tem crescido demais dentro das escolas é a “agressividade” e tem se observado que desde a tenra idade esse fato acontece.
• A agressividade pode ser hostil, com a intenção de machucar ou ser cruel com alguém, seja física ou verbalmente. Ou ainda pode aparecer com o intuito de conquistar uma recompensa, sem desejar o mal do outro.

• A agressividade aparece ainda em reação a uma frustração. Birras, gritarias e chutes. Comportamento comum, porém necessário ser amenizado até extinguido mais uma vez explicando à criança que não é um comportamento adequado.
• Outro aspecto fundamental ao desenvolvimento de comportamento agressivo é o meio ambiente em que a criança está inserida, família, escola e estímulos recebidos por meios de comunicação. Há, lógico ainda, fatores individuais, inatos como sexo e hereditariedade.

Na educação infantil há aluninhos que agem agressivamente tanto com o coleguinha como a educadora, uma das causas é a falta de disciplina, a qual precisa ser utilizada para conscientizar a criança do seu erro. É importante que o educador interfira nesse tipo de comportamento, não permitindo que isso prossiga, não deixar que haja agressões entre os alunos, nem comentários ofensivos como palavras de baixo calão, apelidos , humilhações, gracejos, piadinhas, exclusão, e quaisquer tipos de discriminações. Assim a criança sentirá que pode “contar” com alguém , confiar em quem está ali para educá-la.
O meio que a criança está inserida interfere em toda sua formação, por isso é muito importante a atuação do educador; quando uma criança apresenta um comportamento muito incomum por vezes seguida, está mais do que na hora, de conversar com os pais e talvez até seja necessário a intervenção de um profissional para buscarem juntos uma alternativa para essa criança.
É bom ficar atentos a algumas situações, tanto na escola quanto em casa (conversar com os pais a respeito) para descobrir o por quê do comportamento alterado.
  • Preste atenção nas ações entre os alunos
  • Colocar apelidos depreciativos Assediar
  • Ofender Amedrontar
  • Fazer “gozações” Ameaçar
  • Humilhar Agredir
  • Criar situações para “pegar” a “vítima” Bater
  • Discriminar Empurrar
  • Excluir Machucar
  • Isolar Intimidar
  • Perseguir Desprezar
Conversar com os pais para verificarem se:

  • Chega em casa com contusões freqüentes Chora muito fácil
  • Chega em casa com roupas rasgadas Briga constantemente com amigos considerados “próximos” antes
  • Diz que precisa de algo porque perdeu ou foi roubado Está com péssimo humor
  • Fica quieto e retraído É agressivo com os irmãos
  • Evita sair de casa Não quer ir para escola
  • Tem insônia Demonstra ansiedade excessiva

...Disciplina, um ato de amor

Quando a atuação disciplinar acontece de maneira educativa, não só ocorrerá a melhora no comportamento, bem como na diminuição da agressividade e o convívio será harmonioso, resultando num bem estar para todos: alunos, educadores (escola) e família.

15 PONTOS IMPORTANTES PARA ATUAÇÃO DA DISCIPLINA.

1.Ser firme, porém amável.
2.Tratar o educando com respeito, mesmo que o aluno não o trate da mesma forma, lembre-se
nem sempre ele tem uma boa formação, e pode ser oriundo de um lar desestruturado.

3.Estabelecer rotinas diárias.
4.Ser consistente.Quando disser algo cumpra, não fale o que não sabe ou o que não poderá cumprir.

5.Evitar falatórios longos, seja decidido, calmo e objetivo.
6. Há, momentos que é mais importante agir do que falar.

7.Muito importante: Elogiar o esforço, não apenas o resultado.
8.Sempre verificar a causa de cada comportamento.

9.Estabelecer metas para serem cumpridas a curto prazo.Prazos longos não funcionam muito bem coma crianças.
10.Utilizar sempre o “sistema tempo” para refletir.Procurar não agir sem pensar.

11.Buscar em grupo as soluções.Peça ajuda.
12.Dar certas responsabilidades para o educando, deixar que sejam responsáveis pelos seus atos.

13.Transmitir mensagem de apoio e aprovação.
14.Procure dentro de si, motivação, sempre.
15..Mostre que eles são queridos, dê a eles essa certeza.
ATIVIDADES que auxiliam na melhora da disciplina.

• Jogos cooperativos
• Atividades de inclusão. Mixando sempre os grupos, evitando as “panelinhas"
• Traga idéias de como trabalhar em grupo.E ensinar aos alunos como é possível agirem assim.
• Contar histórias das mais diversas situações. Apontando para atitudes ruins e o porquê destas não poderem fazer parte do meio em que vivem.

Só poderemos ter uma alternativa para a vida se dermos chances a ela.

Bibliografia

Coleção A&Z ; Conheça Freud

De Vries, Rheta ; Da Ética na Educação Infantil - O ambiente

Dicionário Aurélio (1999, p. 239)

LA TAILLE, Yves et alii; Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. SP, Summus, 1992

Sacchetto, Kaufmann .Karen ; Guia do Bebe