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Psicanálise & Educação

Andrea Costa
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terça-feira, 17 de agosto de 2010

...Disciplina, um ato de amor

portanto é importante as alternativas em busca das soluções mais adequadas e dos melhores resultados em acordo com a situação.

A “FORMAÇÃO” PSÍQUICA DA CRIANÇA.

O ID , o Ego e o Super  Ego
ID – Inconsciente
EGO – Eu ou Relacionamento (mundo exterior)
SUPER EGO – Super Eu ou a consciência

Caráter

Caráter a sua formação depende das relações familiares e sociais. O caráter realiza-se nas condições de incorporação da personalidade em diversos grupos sociais. Nossas qualidades e defeitos são inerentes ao nosso caráter.
Personalidade
 A personalidade necessita duma característica especial capaz de descrever qualidades de um indivíduo.

Temperamento
As manifestações do temperamento do homem trazem em si o marco das influencia das normas e das exigência socais mas cada pessoa possui o seu próprio tipo de temperamento ou propriedade do sistema nervosa que constituem a sua base.  (Fonte : Lucena Kueno P.S. Mangúidi)
Tanto o caráter, a personalidade quanto o temperamento estão implicitados na formação e no desenvolvimento infantil, sabemos que tais fundamentos acontecem a partir do meio no qual a criança está inserido.
O primeiro contato que a criança tem com o mundo é a mãe, em posterior o pai.Formando a triangulação originária segundo a psicanálise (criança, mãe e pai).

AGRESSSIVIDADE
Um fato que tem crescido demais dentro das escolas é a “agressividade” e tem se observado que desde a tenra idade esse fato acontece.
• A agressividade pode ser hostil, com a intenção de machucar ou ser cruel com alguém, seja física ou verbalmente. Ou ainda pode aparecer com o intuito de conquistar uma recompensa, sem desejar o mal do outro.

• A agressividade aparece ainda em reação a uma frustração. Birras, gritarias e chutes. Comportamento comum, porém necessário ser amenizado até extinguido mais uma vez explicando à criança que não é um comportamento adequado.
• Outro aspecto fundamental ao desenvolvimento de comportamento agressivo é o meio ambiente em que a criança está inserida, família, escola e estímulos recebidos por meios de comunicação. Há, lógico ainda, fatores individuais, inatos como sexo e hereditariedade.

Na educação infantil há aluninhos que agem agressivamente tanto com o coleguinha como a educadora, uma das causas é a falta de disciplina, a qual precisa ser utilizada para conscientizar a criança do seu erro. É importante que o educador interfira nesse tipo de comportamento, não permitindo que isso prossiga, não deixar que haja agressões entre os alunos, nem comentários ofensivos como palavras de baixo calão, apelidos , humilhações, gracejos, piadinhas, exclusão, e quaisquer tipos de discriminações. Assim a criança sentirá que pode “contar” com alguém , confiar em quem está ali para educá-la.
O meio que a criança está inserida interfere em toda sua formação, por isso é muito importante a atuação do educador; quando uma criança apresenta um comportamento muito incomum por vezes seguida, está mais do que na hora, de conversar com os pais e talvez até seja necessário a intervenção de um profissional para buscarem juntos uma alternativa para essa criança.
É bom ficar atentos a algumas situações, tanto na escola quanto em casa (conversar com os pais a respeito) para descobrir o por quê do comportamento alterado.
  • Preste atenção nas ações entre os alunos
  • Colocar apelidos depreciativos Assediar
  • Ofender Amedrontar
  • Fazer “gozações” Ameaçar
  • Humilhar Agredir
  • Criar situações para “pegar” a “vítima” Bater
  • Discriminar Empurrar
  • Excluir Machucar
  • Isolar Intimidar
  • Perseguir Desprezar
Conversar com os pais para verificarem se:

  • Chega em casa com contusões freqüentes Chora muito fácil
  • Chega em casa com roupas rasgadas Briga constantemente com amigos considerados “próximos” antes
  • Diz que precisa de algo porque perdeu ou foi roubado Está com péssimo humor
  • Fica quieto e retraído É agressivo com os irmãos
  • Evita sair de casa Não quer ir para escola
  • Tem insônia Demonstra ansiedade excessiva

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